Lançamento de Livros

Curso de semântica argumentativa

Organizadores: Louise Behe, Marion Carel, Corentin Denuc,  Julio Cesar Machado

Editora: Pedro e João Editores

Ano de publicação: 2021

Clique para download da obra em português.

O tema central da teoria argumentativa é que o sentido de um enunciado contém uma alusão à sua eventual continuação: é essencial para ele convocar tal ou qual tipo de continuação, de pretender orientar o discurso posterior nessa ou naquela direção. Se ele é argumentativo, não é apenas porque ele fala sobre o mundo, mas porque é, se nós o consideramos em si mesmo. Certamente, não saberíamos prever o que efetivamente vai se seguir a ele: pode ser o silêncio ou uma recusa, ou um soco. Mas há uma continuação “pretendida”, aquela que ele dá como sua razão de ser, e isso está tanto nele como fora dele.” Oswald Ducrot.


Cours de sémantique argumentative

Organizadores: Louise Behe, Marion Carel, Corentin Denuc,  Julio Cesar Machado

Editora:  Pedro & João Editores

Ano de publicação: 2021

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“Le thème central de la théorie argumentative est que le sens d’un énoncé contient une allusion à son éventuelle continuation: il lui est essentiel d’appeler tel ou tel type de suite, de prétendre orienter le discours ultérieur dans telle ou telle direction. S’il est argumentatif, ce n’est pas seulement par ce qu’il dit sur le monde, mais par ce qu’il est, si on le considère en lui-même. Certes, on ne saurait prévoir ce qui va effectivement lui faire suite : peut-être le silence, ou une fin de non-recevoir, ou un coup de poing. Mais il a une suite “prétendue”, celle qu’il donne comme sa raison d’être, et celle-ci est autant en lui que hors de lui.” Oswald Ducrot


Discurso Artístico e Argumentação

Autor: Lauro Gomes

Editora:  Pontes Editores

Ano de publicação: 2020

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“Abordar o fenômeno da linguagem humana torna-se tão mais complexo à medida que se consideram suas diferentes perspectivas e que se recortam seus diferentes possíveis objetos. É no campo discursivo que essa complexidade se torna mais sensível, já que se fundem, no discurso, locutor, língua e enunciação. Não apenas a novidade discursiva resultante dessa fusão desafia o linguista, sobretudo o semanticista, mas os inúmeros matizes que essa língua transformada em discurso pode assumir: do texto das leis ao registro histórico, do discurso da ciência ao texto religioso, do uso ordinário ao uso literário da língua.  A obra Discurso artístico e argumentação mergulha no universo semântico do discurso artístico e reivindica para a Linguística, como diz Roman Jakobson em Linguística e Comunicação, “o direito e o dever de empreender a investigação da arte verbal em todos os seus aspectos.” Lauro Gomes nos leva a descobrir, por meio de análises linguísticas consistentes conduzidas sob a ótica da Teoria dos Blocos Semânticos, o papel da língua, do locutor e do leitor na construção e no reconhecimento dessa “arte verbal” realizada no discurso. O apagamento das fronteiras que restringem o objeto de estudo dos linguistas à linguagem ordinária e a proposição de um olhar sobre o discurso artístico, a partir da argumentação, são, sem dúvida, as grandes contribuições desta obra, que também estende um convite a seus leitores para que conheçam a Semântica Argumentativa e sua epistemologia, apresentadas de uma forma profundamente autoral. Conectada pari passu com as investigações contemporâneas desenvolvidas na área, o presente livro configura-se, assim, como uma obra destinada aos pesquisadores cujos interesses centram-se, de forma mais ampla, nos aspectos semântico-discursivos da linguagem, e especificamente àqueles que os relacionam aos estudos da argumentação.” Cristiane Dall’Cortivo Lebler


Conceitos Básicos de Linguística: sistemas conceituais

Autores: Elisa Batisti, Gabriel Othero e Valdir do Nascimento Flores

Editora: Contexto

Ano de publicação: 2021

Leia um trecho.

Esta obra fornece um inventário explicativo e bem fundamentado das grandes noções de quatro importantes teorias linguísticas que marcaram o século XX e o estabelecimento desse campo como a ciência que conhecemos. Os autores partem das ideias de Ferdinand de Saussure, Leonard Bloomfield, Noam Chomsky e William Labov, nomes que fundaram modos de se entender a linguagem humana, fazendo deste livro uma obra de referência para cursos introdutórios. Escrito especialmente para estudantes de Letras e Linguística e para professores da área.


 Saussure e a tradução

Autor: Valdir do Nascimento Flores

Editora: Editora da UNB

Ano de publicação: 2021

Saussure e a tradução objetiva derivar da linguística de Saussure uma reflexão acerca da tradução. Há vários motivos para propô-la: a) a necessidade de reler Saussure a partir de novas bases, levando em conta a especializada filologia saussuriana e a crescente divulgação de manuscritos que, hoje, permitem rever o destino dado a esse pensamento no século XX; b) a pertinência da teoria para a abordagem da tradução, considerando a amplitude que tem uma visão de conjunto da língua articulada à diversidade das línguas para tratar o fenômeno tradutório; c) finalmente, a prática tradutória de Saussure, tendo em vista que recentes documentos atestam que Saussure era um tradutor e, ainda mais, que essa atividade se coaduna com o seu pensamento acerca da linguagem, da língua e das línguas. O livro também reúne reflexões comparativas ao filósofo-linguista alemão Wilhelm von Humboldt que, como se sabe, legou importantes ideias sobre o fazer tradutório a partir da tradução da peça teatral Agamêmnon, de Ésquilo. Recentes manuscritos saussurianos comprovam que a mesma peça foi também traduzida por Saussure. Nesse caso, uma contraposição entre as duas traduções é feita a partir das discussões que ensejam os comentários feitos pelos tradutores. Tudo isso é pensado no quadro de uma antropologia da enunciação, ou seja, de uma reflexão que coloca o Homo loquens, o falante, no centro da reflexão. No caso em questão, o falante é nada mais nada menos que o tradutor Ferdinand de Saussure.


 História da linguística – Edição revista e comentada

Autor: Joaquim Mattoso Câmara Jr.

Revisão e comentários: Valdir do Nascimento Flores e Gabriel de Ávila Othero

Editora: Vozes

Ano de publicação: 2021

O leitor tem em mãos um trabalho cuja ausência era notada na lingüística brasileira. Trata-se da edição revista e comentada da História da linguística, de autoria do grande Mattoso Camara Jr. O livro – publicado postumamente em 1975 – recebe agora uma significativa quantidade de notas esclarecedoras que visam à abertura do texto mattosiano ao diálogo com a nova geração de linguistas que se encontra em formação no Brasil. Esta edição crítica demorou bastante tempo para ser feita e exigiu de seus responsáveis – os professores Gabriel de Ávila Othero e Valdir do Nascimento Flores – cuidadosa pesquisa historiográfica e epistemológica da linguística feita até os dias de hoje, incluindo a tradição ocidental, sem dúvida, mas também a oriental, pois Mattoso traça uma história da linguística que demonstra sólido conhecimento do pensamento universal sobre a linguagem humana. Não há dúvidas de que este livro deverá ocupar lugar de destaque nas estantes dos jovens pesquisadores brasileiros e também daqueles para quem o conhecimento não cessa nunca de se fazer. É para esses leitores que a presente edição, revista e comentada, foi feita, porque são eles que continuarão a fazer a história da linguística. (Trecho da obra)


 A guerra fria estruturalista: estudos em historiografia linguística brasileira

Autora: Cristina Altman

Editora: Parábola

Ano de publicação: 2021

A Guerra fria estruturalistaé a grande metáfora utilizada no livro para ilustrar a complexa rede de oposições que se criou no contexto da II Guerra Mundial em torno das teorias formalistas e funcionalistas que moldaram as ciências da linguagem no século XX. Valendo-se dos fundamentos da historiografia linguística, o conjunto de artigos que compõem o volume reconstrói os modos de recepção de ambos os quadros teóricos no Brasil, onde as diferenças teóricas e metodológicas entre ambos se revestiram de valores geopolíticos: estar do ‘lado teórico’ dos europeus, ou do ‘lado teórico’ dos norte-americanos foi um importante fator de polarização entre os linguistas dos conturbados anos pós-guerra, também no Brasil. Valendo-se de documentação inédita e de materiais não publicados como cartas e entrevistas, o livro revela os bastidores do fazer científico tal como praticado por homens e mulheres reais, em suas grandezas e fragilidades.


Stylistique et Méthode

Editores: Michèle Monte, Stéphanie Thonnerieux e Philippe Wahl

Editora: Editora Universitaires de Lyon

Ano de publicação: 2020

Como ler textos? Enquanto a estilística é por vezes criticada por falta de reflexão sobre os seus procedimentos e instrumentos, ou por um certo atomismo descritivo, este trabalho coletivo coloca os métodos de análise textual no centro da sua problemática, abrindo-a a questões de corpus. Questiona os modos de definição e articulação de níveis e unidades de análise, mostrando a dependência dos fatos locais em determinações globais (discurso, gênero, texto). A sua perspectiva integradora lança nova luz sobre objetos tradicionais de estudo estilístico: figuras de linguagem, construção sintáctica, fenómeno enunciativo, etc. Algumas contribuições exploram formas codificadas (parágrafo, capítulo, estrofe), enquanto outras explora, questões a serem construídas de acordo com um projecto hermenêutico. Estes vinte e um estudos, alguns dos quais contam com a contribuição de ferramentas digitais, examinam o valor dos fatos linguísticos no contexto através das interacções entre os níveis textuais, desde o século XVII ao século XX, do romance às histórias em quadrinhos, através do poema ou do discurso político. Exploram a relação entre a espacialidade do texto e a temporalidade dos percursos de leitura em semiose verbal. Esta renovação de abordagens estilísticas será de interesse tanto para os linguistas textuais como para os especialistas em literatura.


Texto e gramática: novos contextos, novas práticas

Organizadores: Marcos Luiz Wiedemer e Mariângela Rios de Oliveira

Editora: Pontes Editores

Ano: 2021

Esta coletânea é fruto do curso de extensão Texto e gramática na Educação Básica: novos contextos, novas práticas, sob a organização de Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/Faperj) e Mariângela Rio de Oliveira (UFF/CNPq/UERJ/Faperj), ocorrido de forma remota, de outubro a novembro de 2020, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. O curso foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, em parceria com o Laboratório de Formação Permanente em Letras: ações coletivas, docência e ensino (LABLETRAS), com o objetivo de promover a reflexão acerca da relação entre as propriedades textuais e gramaticais no ensino de Língua Portuguesa , no contexto da Educação Básica no Brasil. Essas conferências, proferidas por especialistas brasileiros da área dos estudos da linguagem na internface com abordagem do ensino de língua, deram origem à coletânea que agora oferecemos, com satisfação, à comunidade acadêmica.